Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), cuidados paliativos consistem na assistência promovida por uma equipe multidisciplinar, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida do paciente e seus familiares diante de uma doença crônica. Isso é possível por meio da prevenção e alívio do sofrimento, identificação precoce, avaliação impecável e tratamento da dor e demais sintomas físicos, psicológicos, sociais e espirituais.
Sob esta perspectiva relacionada à oncologia, o Grupo Luta Pela Vida percebeu a necessidade de investir em um espaço 100% voltado a atender o paciente em cuidado paliativo. Foi então que, a partir de doações da sociedade, o GLPV investiu mais de R$14 milhões na construção do Centro de Cuidados Paliativos Oncológicos, inaugurado em 23 de julho de 2022. Trata-se de um projeto inovador pensado para acolher os pacientes em terminalidade ou para controle de sintomas, que não respondem a nenhum tipo de tratamento.
Atualmente, funciona com apenas 25% da capacidade, uma vez que são necessários cerca de R$500 mil por mês para manter o Centro em pleno funcionamento.
A unidade funciona 24h por dia em uma área de 2.500 m², doada pela Prefeitura Municipal de Uberlândia e localizada no bairro Alto Umuarama. Possui capacidade para 42 leitos distribuídos em 21 apartamentos com banheiro, sala de TV e varandas. O prédio ainda conta com espaços de apoio, posto de enfermagem, apoio psicológico, cozinha, refeitório, espaço ecumênico, posto de farmácia, área comum para os pacientes verem TV, fazerem artesanato, etc.
Todos os pacientes, quando dispostos, podem andar pelo local (corredores e área aberta) juntamente de seus acompanhantes, voluntários ou equipe médica. Além disso, sempre que possível, a equipe do GLPV busca realizar desejos e vontades de cada paciente internado.
milhões de reais investidos na construção do Centro de Cuidados Paliativos
leitos em funcionamento, com capacidade para 42 leitos
mil reais investidos por mês no Centro de Cuidados Paliativos
pacientes atendidos no ano de 2022
colaboradores contratados pelo GLPV no Centro de Cuidados Paliativos
atendimentos e procedimentos realizados pela equipe multidisciplinar em 2022
No térreo está a recepção, um espaço ecumênico, sala da administração, uma farmácia onde são preparados os medicamentos, sala da Assistente Social e da Nutricionista e o laboratório do NEPON. Também há vestiário para colaboradores, cozinha, massoterapia, refeitório e na parte externa, uma pequena área aberta.
Neste andar estão 11 apartamentos com 2 leitos em cada um equipados com banheiro. Há também um posto de enfermagem, sala para atendimento psicológico e um espaço para lazer e bem-estar, com uma pequena biblioteca, sofás e mesas com jogos de tabuleiro que pode ser usado por pacientes, familiares e voluntários.
Abriga temporariamente a sede do GLPV. As salas são ocupadas por colaboradores das equipes de Mensageiros, Comunicação e Marketing, Talentos Humanos, Departamento Pessoal, Administrativo, Contabilidade, Financeiro, Pessoa Física, Pessoa Jurídica e TI. Há salas de almoxarifado, descanso e refeitório para os colaboradores.
Para dar entrada no Centro de Cuidados Paliativos Oncológicos, o paciente precisa estar em tratamento contra o câncer em qualquer unidade de saúde e ter sido avaliado como paliativo pelo médico. Após todos os procedimentos técnicos em relação à documentação, o espaço poderá receber o paciente e oferecer assistência e acolhimento para ele e a família, que além do atendimento hospitalar inclui todo o apoio psicossocial.
Centro de Cuidado Paliativos Oncológicos: (34) 2101-1983
Grupo Luta Pela Vida: 0800 340 2062
É por meio de toda a sociedade que conseguimos transformar tantas vidas. Queremos continuar contando com o seu apoio para permanecermos unidos na luta pela vida. Multiplique amor e solidariedade. Doe!