Sobre Nós

Hospital do Câncer em Uberlândia

Hospital do Câncer em Uberlândia

Um Hospital construído
pela solidariedade

Fundado em 08 de abril de 2000, o Hospital do Câncer em Uberlândia é um centro de referência para o tratamento oncológico no interior de Minas Gerais, e oferece atendimento gratuito, humanizado e de qualidade aos pacientes de Uberlândia e cidades da região. Recebe investimentos do Grupo Luta Pela Vida que contribuem para manutenção, aquisição de equipamentos, instrumentação e recursos humanos. Desde a inauguração, mais de R$100 milhões já foram direcionados para a unidade. Tudo isso só é possível graças ao apoio de toda a sociedade!

Estrutura

Este local foi o primeiro grande sonho do Grupo Luta Pela Vida a ser realizado. Após uma enorme mobilização iniciada em 1996, com o objetivo de arrecadar recursos em prol da construção de um hospital para atender adequadamente os pacientes oncológicos que eram atendidos no antigo Setor de Oncologia do Hospital do Câncer em Uberlândia (HC-UFU), foi possível inaugurar o primeiro piso do Hospital do Câncer em Uberlândia em 8 de abril de 2000, no mesmo complexo do HC-UFU.

Desde 1996, mais de R$ 100 milhões foram investidos na construção, ampliação e manutenção do Hospital, que conta com um espaço de 10.000 m² e mais de 70 colaboradores contratados pelo Grupo Luta Pela Vida trabalhando no local, além do suporte de centenas de voluntários. Mais de 7.600 pacientes são atendidos no local ou fazem algum tipo de acompanhamento. Este público é oriundo de Uberlândia e mais de 70 cidades da região, como Araguari, Ituiutaba, Monte Carmelo, Tupaciguara, Patrocínio e outras.

Para administrar o Hospital, o Grupo Luta Pela Vida atua em parceria com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), que também é responsável pela gestão do Hospital de Clínicas da UFU. A Ebserh é uma empresa pública vinculada ao Ministério da Educação (MEC), para prestar serviços gratuitos de assistência médico-hospitalar, ambulatorial e de apoio diagnóstico e terapêutico à comunidade por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), assim como prestar às instituições públicas federais de ensino serviços de apoio ao ensino, à pesquisa e à extensão, ao ensino-aprendizagem e à formação de pessoas no campo da saúde pública.

Todo o trabalho de encaminhamento e agendamento de consultas é feito por intermédio do HC-UFU/Ebserh. O trabalho do GLPV dentro do Hospital se relaciona com a assistência e atendimento humanizado dos pacientes que já estão em tratamento ou irão iniciar algum. Ou seja, inicia quando o paciente já tem o diagnóstico confirmado para algum tipo de câncer.

Números do Hospital do Câncer

+

milhões de reais investidos no Hospital do Câncer desde a inauguração

+ 0

mil m² construídos

+

mil reais investidos por mês no Hospital

+ 000

pacientes atendidos no ano de 2022

+

colaboradores contratados pelo GLPV no Hospital

+

cidades atendidas 

Realiza procedimentos de Oncologia Clínica, Radioterapia, Quimioterapia, Oncopediatria, Hematologia, Internação e Cuidados Paliativos.

Hospital do Câncer

Piso
Térreo

Possui um amplo hall de recepção que abriga os guichês de atendimento, espaço para doações, capela ecumênica e a loja do GLPV. Há também o ambulatório, que conta com área de atendimento exclusiva e 30 consultórios de oncologia clínica, radioterapia, hematologia, cirurgia e outras especialidades, sendo cinco destes dedicados à residência médica e um para a assistência farmacêutica aos pacientes. Além de abrigar as estruturas de apoio atuais: coleta de sangue, sala de acolhimento e Serviço Social, a nova ala de quimioterapia contemplará 20 leitos de curta duração, nove de longa permanência e uma sala de aplicação de quimioterapia infantojuvenil com sete leitos. A área administrativa abarca o arquivo de prontuários, faturamento, registro hospitalar, salas de reunião e uma copa para preparo de lanches. Neste piso também tem a radioterapia, que contempla uma sala de planejamento 3D e as quatro salas de tratamento em radioterapia equipadas com um aparelho de braquiterapia de alta taxa de dose e três aceleradores lineares, sendo um deles o Elekta Versa HD, equipamento de última geração que pode realizar o tratamento radioterápico usando um feixe de intensidade modulada. A ala conta ainda com uma sala para pacientes acamados e o Serviço de Imagem Oncológica que disponibiliza exames de tomografia e ultrassonografia para auxiliar no tratamento e diagnóstico.

1º Andar

Enfermaria de adultos, com 24 leitos de internação, posto de enfermagem, prescrição médica e secretaria. (Atualmente abriga a quimioterapia.)

2º Andar

Neste piso está a enfermaria pediátrica e a brinquedoteca onde os pacientes infantojuvenis aguardam o atendimento ambulatorial e também recebe os pacientes infantis internados.

3º Andar

Abriga o Centro de Transplante de Medula Óssea que com área de 200,10m², contém quatro quartos com antecâmara e outras medidas que permitem o total isolamento dos oito leitos ali presentes. Com uma área técnica e um posto de enfermagem, o Centro tem capacidade para realizar cerca de 100 transplantes por ano. O andar contempla ainda uma enfermaria de 24 leitos de internação para pacientes cirúrgicos e as demais estruturas de apoio. (Atualmente abriga a internação de adultos).

4º Andar

Neste espaço, em breve, começará a funcionar o Centro Cirúrgico Oncológico do Hospital do Câncer em Uberlândia, com uma área de 2087,42m². Contará com cinco salas cirúrgicas, nove leitos de recuperação pós-anestésica, sete leitos para UTI cirúrgica e a capacidade para realizar até três mil cirurgias por ano.

O que o
Hospital oferece

A equipe hospitalar realiza os seguintes procedimentos: Oncologia Clínica, Radioterapia, Quimioterapia, Oncopediatria, Hematologia, Internação e Cuidados Paliativos. Além disso, a instituição possui o compromisso com a formação de novos profissionais por meio dos programas de residência médica em Oncologia Clínica, Radioterapia, Oncopediatria e um programa de residência multiprofissional.

No Hospital do Câncer estão disponíveis equipamentos de alta tecnologia que contribuem no sucesso dos tratamentos, como os Aceleradores Lineares, aparelhos de ponta utilizados para radioterapia.  Desde 2003, o Hospital conta com a Brinquedoteca, espaço que tem função lúdica e educativa para as crianças e adolescentes que aguardam o atendimento. O local também serve como apoio pedagógico, uma espécie de extensão escolar dos pacientes infantojuvenis.

Como ser
atendido

Para ser atendido no Hospital do Câncer em Uberlândia, antes de tudo, o paciente precisa de uma biópsia e outro documento médico indicando a necessidade que ele possui de tratar na instituição oncológica. Por exemplo: após ter passado por atendimento em alguma Unidade Básica de Saúde de Uberlândia.

Agendamento de Consultas

O agendamento de consultas pode ser feito pelo WhatsApp no número (34) 9 9976-3594. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira (dias úteis), das 8h às 11h30 ou das 14h às 17h.

Presencialmente, o agendamento de consulta ocorre no saguão principal do Hospital do Câncer em Uberlândia. A entrega das senhas acontece a partir das 6h30 de segunda a sexta-feira. Para realização do agendamento, é necessário apresentar documentos pessoais e comprovante de residência atualizado.

É muito importante que os pacientes não faltem às consultas e exames agendados, pois isso pode impactar no tratamento e atendimento em geral.

Atendimentos de Urgência e Emergências

Pacientes de Uberlândia: O atendimento é realizado nas Unidades Básicas de Saúde e UBSF.

Pacientes de outras cidades: procurar a Secretaria de Saúde da sua cidade.

Coleta de exames de sangue

O horário para coleta de exames de sangue dentro do Hospital do Câncer em Uberlândia é das 7h às 9h, de segunda a sexta-feira.

Contatos

Hospital do Câncer em Uberlândia: (34) 3291-6100

Serviço Social do Hospital do Câncer: (34) 3291-6190

Grupo Luta Pela Vida: 0800 340 2062

Hospital de Clínicas UFU: (34) 3218-2000

Precisamos de você!

A assistência prestada a cada paciente oncológico por meio do Grupo Luta Pela Vida se concretiza porque muitas pessoas e empresas se mobilizam conosco.

Faça parte desse grande movimento de solidariedade e doe!