Para garantir um tratamento de qualidade e humanizado ao paciente, o Grupo Luta Pela Vida realiza investimentos desde a construção, manutenção e ampliação dos espaços físicos que dependem de doações da sociedade, até aquisição de aparelhos, equipamentos, medicamentos, contratação de recursos humanos, apoio social e promoção de ações de prevenção.
Estabelecida como a organização que dá assistência àqueles que fazem tratamento oncológico gratuitamente em Uberlândia e região, o GLPV mantém e investe em diferentes frentes de trabalho a partir do apoio da sociedade e empresas parceiras.
Confira abaixo quais são elas!
Fundado em 08 de abril de 2000, é a Unidade de Oncologia do Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU) e um centro de referência para o tratamento do câncer no interior de Minas Gerais. Oferece atendimento gratuito, humanizado e de qualidade aos pacientes de Uberlândia e região. Desde 1996, mais de R$100 milhões foram investidos na construção, ampliação e manutenção do Hospital, que conta com um espaço de 10.000 m², voluntários e colaboradores trabalhando no local.
Foi inaugurado em 2022 e construído a partir de um investimento de mais R$14 milhões. É um projeto inovador pensado para acolher os pacientes em cuidados paliativos na terminalidade ou para controle de sintomas, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida do atendido e de seus familiares. A unidade funciona 24h por dia em uma área de 2.500 m² e possui capacidade para 42 leitos distribuídos em 21 apartamentos com banheiro, sala de TV e varandas. Atualmente, funciona com apenas 25% da capacidade.
O voluntariado é parte essencial da existência do Grupo Luta Pela Vida e faz parte da criação da instituição. Foi entre um grupo de amigos que se sensibilizaram com a causa oncológica em Uberlândia que a semente do altruísmo floresceu. Ao longo do tempo, mais pessoas foram conhecendo o trabalho voluntário no GLPV e ajudando a transformar vidas por meio do amor, cuidado e afeto. Atualmente, mais de 300 voluntários têm uma atuação imprescindível no Hospital do Câncer em Uberlândia e no Centro de Cuidados Paliativos Oncológicos.
O Grupo Luta Pela Vida oferece auxílio para além do tratamento hospitalar. Isso acontece por meio das doações de produtos e mantimentos feitas por pessoas e empresas. A equipe do GLPV recebe cada doação e entrega aos pacientes em situação de vulnerabilidade social. Este público passa pela equipe de Serviço Social, que analisa o caso de cada um antes da entrega da doação. O apoio abrange cestas básicas, leite, suplementos, entre outros.
Este setor realiza pesquisas e projetos relacionados a tratamentos e prevenção, além de trabalhar com ações, eventos e campanhas informativas. Os pesquisadores do NUPPPEC produzem artigos que são publicados em revistas científicas internacionais, promovem palestras sobre ações preventivas ao câncer e coordenam estudos aprofundados em relação ao rastreamento e diagnóstico de tumores.
Tem o objetivo de investigar e tratar uma forma mais agressiva do câncer de mama, chamada de triplo-negativo, e acomete de 10 a 20% das mais de 60 mil mulheres diagnosticadas com o câncer de mama no Brasil. Pretende-se alterar o comportamento de uma molécula presente em até 80% dessas pacientes e assim desenvolver um tratamento específico para o câncer de mama triplo-negativo.
Os doadores e apoiadores são peças fundamentais na efetivação de todo o trabalho realizado pelo Grupo Luta Pela Vida. Contamos com o apoio de milhares de pessoas e diversas empresas parceiras que contribuem mensalmente com um determinado valor financeiro. Ao longo do ano, muitas instituições, empresas e pessoas físicas também fazem doações específicas a partir de ações próprias. Também contamos com apoiadores muito importantes, como a imprensa e os influenciadores digitais de Uberlândia e região.
Desde 1996, ano da fundação, o Grupo Luta Pela Vida se organiza a partir do esforço de muita gente. Para buscar sempre por novas estratégias que visam captar recursos em prol dos pacientes oncológicos, contamos com a orientação de uma diretoria responsável por alinhar normas presentes no Estatuto e orientar todos os colaboradores. Nesse sentido, a cada três anos, o GLPV faz uma eleição interna para decidir os nomes que ocuparão cargos na presidência, diretorias, tesourarias, conselho deliberativo e conselho fiscal.
Todo o cuidado e afeto com que os pacientes oncológicos são tratados só é possível porque, além de contar com um corpo clínico, o Grupo Luta Pela Vida possui outros aliados imprescindíveis: os voluntários. Movidos pela solidariedade, o Núcleo de Voluntários – que atua em 17 equipes – humaniza o ambiente hospitalar e proporciona apoio psicossocial e emocional aos pacientes e acompanhantes. Assim, todos os assistidos conseguem sentir-se mais acolhidos e cuidados mesmo diante dos desafios impostos pelo tratamento oncológico.
O Grupo Luta Pela Vida conta com muitos
colaboradores que auxiliam diariamente na luta pela vida. São diversas equipes que atuam no Hospital do Câncer em Uberlândia, Centro de Cuidados Paliativos
Oncológicos e na Sede, seja na área hospitalar, captação de recursos ou administrativa. Um trabalho sempre pautado na humanização e no cuidado com o outro.