Além de ter toda estrutura e corpo clínico, o Grupo Luta Pela Vida conta com outros aliados mais do que especiais: os voluntários.
Movidos pela solidariedade, o Núcleo de Voluntários do GLPV promove a humanização do ambiente hospitalar e proporciona apoio psicossocial aos pacientes e familiares. Assim, todos os assistidos conseguem sentir-se mais acolhidos e cuidados mesmo diante dos desafios.
São cerca de 400 voluntários que buscam levar mais conforto, bem-estar e alegria durante os dias de tratamento. Eles estão divididos nas equipes:
Acolhe os pacientes e acompanhantes em atendimento, no Hospital do Câncer em Uberlândia e no Centro de Cuidados Paliativos Oncológicos.
Acompanha pacientes que não contam com a presença de familiares durante o tratamento.
Promove atividades ligadas a estética e bem-estar, com oferecimento de Reiki, Massoterapia e Salão de Beleza. Responsável, também, pelo Banco de Perucas do GLPV, realizando todo o processo de triagem, produção, armazenamento e entrega das perucas para os pacientes em tratamento.
Auxilia o colaborador do Grupo Luta Pela Vida, responsável pelo setor de doações, a administrar o recebimento de doações e o fornecimento dr itens como fraldas, leite, cestas básicas, toucas, entre outros, aos pacientes.
Auxilia os grupos de voluntários em cidades vizinhas com orientações, direcionamentos e palestras.
Desenvolve atividade ecumênica, como conforto espiritual para os pacientes e acompanhantes.
Confecciona trabalhos manuais e promove a interação entre pacientes e voluntários.
Realiza o e rebimento e faz manutenção de todas as doações de plantas recebidas, além de realizar a comercialização de todos os itens disponíveis no espaço.
Realiza a triagem e manutenção de todas as doações recebidas, além de realizar os bazares em prol dos pacientes oncológicos.
Realiza visitas domiciliares aos pacientes e familiares para dar apoio e conforto. Atua também no Centro de Cuidados Paliativos, levando amor e humanização.
Desenvolve atividades lúdicas na Brinquedoteca, enquanto as crianças aguardam o atendimento médico. Oferece, também, suporte pedagógico domiciliar e promove atividades artísticas e culturais voltadas para os pacientes e seus acompanhantes.
Realiza atividades como bingo, contação de histórias, músicas, etc.
Fornece lanche para pacientes e acompanhantes. Os voluntários desta equipe preparam, organizam e entregam os lanches para os pacientes. São duas equipes de lanche por dia, cada uma com coordenação individual.
Responsável pela comercialização diária dos itens doados pela sociedade e vendidos na loja.
Ajuda no controle de entrada e saída de pessoas no Hospital.
Instituída para selecionar e orientar o candidato quanto às normas do voluntariado, indicando-lhe a equipe para a qual ele se adeque, de acordo com as suas características pessoais e com as necessidades do núcleo.
Você deve ter mais de 18 anos e no mínimo 4 horas disponíveis uma vez por semana.
Na ficha você também informará em qual das equipes gostaria de colaborar.
Você informará também o dia da semana e o período do dia que tem disponibilidade para trabalhar.
As fichas de inscrições selecionadas serão encaminhadas para o Treinamento (que é mais uma etapa do processo seletivo).
Você passará por treinamentos (que ainda é parte do processo seletivo) para entender como é o funcionamento do GLPV, as normas e a filosofia do trabalho voluntário.
Após a conclusão do treinamento, se o candidato for aprovado e constatado que está preparado para desempenhar tal atividade, você será oficialmente um voluntário do Grupo Luta Pela Vida.
Entre em contato com o Núcleo de Voluntários do Grupo Luta Pela Vida: (34) 3291-6138